domingo, 24 de abril de 2022

PRATA COLOIDAL E NANO METAIS

 


 

 Há diversos Nano metais sendo usando largamente na indústria, mas na última década há uma acentuação do uso de nano metais em formato coloidal sendo usados para tratar doenças, como condutor de substâncias e como coadjuvante.

Tornou-se uma fere, onde a pouca informação, principalmente das questões legais que envolvem a produção e o uso desses nano metais não é clara e muito menos divulgada por produtores, vendedores e a própria agência de saúde faz vista grossa com relação a legalização.

Entre eles estão o ouro coloidal, a prata coloidal, o cobre coloidal, a platina, o cromo, o ferro e outros minerais. Há muitos artigos publicados em revistas científicas e Universidades de forma isolada e com experiências focadas em determinado objetivo, sendo muitas sem profundidade para se ter parâmetros sobre o uso.

A população sobre do mau do desinteresse e a a desinformação toma espaço no meio do disse me disse, onde especialistas todos são, mas todos fora da lei. Sim, estão 100% e posso citar inúmeros detalhes:

- Sem códigos de barra verificado.

- Rótulos que não seguem as normas ABNT para medicamento, visto que são vendidos com a proposta de tratamento e até cura.

- Sem bula dentro das normas farmacêuticas de informação ao consumidor.

- Muitas sem CNPJ ou CNPJ de fachada.

- Sem o Número de Notificação Anvisa no rótulo e nos anúncios, que mostra que antes de ser produzido o produto foi comunicado à Anvisa o início da produção e informado os tramites de registro como medicamento.

- Usa-se a frase ISENTO DE REGISTRO, que a maioria não sabe que significa que não háo registro ainda, mas deve haver a notificação.

- Usa-se a caracterização de produto natural, mas vende-se como medicamento para tratamento e cura.

- Ninguém sabe onde é produzido e se há realmente um laboratório que passou pela avaliação da ANVISA com a AFE, licença de funcionamento, que também deve constar no rótulo e na bula do produto. Além de que, você pode solicitar a visitação ao local com horário agendado.

- A maioria faz na cozinha de casa ou em local inadequado sem controle laboratorial de temperatura, entre outros.

- Algumas empresas registram como cosmético grau I e vendem como agente anti inflamatório, anti fúngico e bactericida, passando por cima da ANVISA descaradamente.

- Esse minerais são vendidos também como suplemento, o que é uma farsa, pois nenhum deles faz parte da lista de substâncias autorizadas pela ANVISA para uso em suplementação, assim, há uma mentira bem grande ao consumidor.

- A maioria não emite nota fiscal.

- A fórmula não é revelada.

- Grande variedade de cor e sabor, sem nenhum consenso, onde cada um alega que a sua é coloide, porém nenhum apresenta laudo laboratorial de ao menos 3 entidades reconhecidas.

Em resumo, sem fiscalização o circo pega fogo e o palhaço passa a ser aquele que não exige qualidade.

- Peça nota fiscal, peça laudo, verifique o rótulo se tem notificação da Anvisa, licença de funcionamento, responsável técnico e endereço válido que você possa ir visitar. Pegue o CNPJ da empresa e vá ao site da ANVISA consultas e verifique o número da notificação ou registro em todas as categorias, não encontrou? Não tem CNPJ, não tem laudos, só tem conversa? Denuncie.

Os minerais coloidal ainda estão engatinhando e pouco se sabe sobre seus efeitos colaterais. Há benefícios? Sim, há, há dados sobre, mas não há registros de fabricação e o mais curioso é que é um medicamento, um antibiótico vendido até em Lojas populares, como Luiza, Shoptime, Americanas, etc.

Quem sabe você encontra na feira do peixe, rsrsrs.

Enganado você é porque não busca informação criteriosa e corre atrás do baratinho e da conversa bonita.

Logo mais a gente ensina um pouco sobre esses minerais, sobre a legislação e um pouco mais.

Se for para se envenenar, faça você mesmo, ao menos terá certeza do que está sendo feito.

Se tem como? Sim, tem, com segurança e qualidade. Também será assunto para o futuro próximo.

Até lá.


Nano P


Fontes:

Rotulagem de medicamentos: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/normas-regulatorias

Lista de ingredientes autorizados para suplementação: http://antigo.anvisa.gov.br/en_US/suplementos-alimentares/ingredientes

Boas praticas de um laboratório farmacêutico: https://ictq.com.br/industria-farmaceutica/823-boas-praticas-de-laboratorio-na-industria-farmaceutica

Consultas Anvisa sobre licenças, notificações e registros: https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário com conteúdo ofensivo será deletado. Por isso, só poste comentários que venham a contribuir para o conteúdo, sugestões, avaliações técnicas, etc. Agradecemos sua participação que é muito preciosa para nós e nossos leitores por todo mundo.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.